Membros de um M.C. dos EUA em ação. Com esses caras, não tem frescura. |
A escolha das motos foi algo lógico, já que são as mesmas que os M.C.s outlaws de lá costumam usar (também conhecidos por 1%ers, cuja a história é discutida neste post aqui). Esse estilo de Dyna, toda preta, com fairing e motor fuçado é tão popular, que tem até nome: club bikes.
Elas são assim pois os membros desses M.C.s preferem motos sem viadagem, ágeis e rápidas. Nos anos 80, vários começaram a usar a FXR, que era uma das Harleys com o melhor frame já feito, firme e estável. Com o tempo, ela foi substituída pela linha Dyna, que apesar de possuir um frame inferior ao da FXR, ainda sim era mais ágil que as Softails.
São motos onde a função vem antes da forma, e a maioria das alterações são para melhorar o desempenho. Não é raro ver bike runs desses clubes com a galera andando em formação a mais de 170km/h e costurando pelo trânsito, uma visão capaz de deixar os jaspions que gostam de tirar fina de customs com o macacão borrado de medo.
Sons-of-anarchy-bike-2
Já o tênis branco, que deixa muita gente maluca, é algo corriqueiro também. A galera mais nova que está entrando para os clubes tem um estilo que foge ao que todo mundo tem no imaginário. É uma galera que anda de skate, ouve rap, usa calças largas, tênis vans, e não seguem a imagem do biker típico. Você vê vários deles, especialmente na California, pilotando suas motos de tênis branco (como na foto acima).
Pra mim faz todo o sentido. Moto tem tudo a ver com liberdade, e não conformismo. Essa história de que motoqueiro tem que obrigatoriamente ouvir rock clássico, usar couro e cabelo comprido é algo que ficou no passado, tem espaço para todo mundo (quer dizer, menos pra axé, pagode e forró. Ainda existem limites!)
Claro que existem vários membros com Softails e Baggers, e mesmo esses muitas vezes também possuem uma FXR ou Dyna. Afinal, eles rodam no mínimo 40 mil quilômetros por ano, já que todos os M.C.s possuem mandatory runs onde, como o próprio nome diz, você tem que participar e não pode ficar de fora só porque sua moto está na oficina.
MATERIA: http://olddogcycles.com