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sábado, 25 de janeiro de 2014

LENDAS MOTOCICLISTICAS

TRIBUTO A INDIAN LARRY

Pode Gostar-se mais ou menos da obra deixada por Indian Larry. Pode preferir-se um enlatado servido fora de horas num canal Americano, ou pelo contrário, procurar a essência sublime do verdadeiro espírito Old School presente nas obras de arte legadas por Larry. Seja como for e porque todos somos livres de pensarmos aquilo que quisermos vamos hoje falar-vos deste nome impar do mundo das duas rodas. Com ele o mundo da Kustom Kulture não mais foi o mesmo. Sem ele também não!
Nome
Indian Larry 
Nome de Registo
Lawrence Desmedt 
Data de Nascimento
28/04/1949  
Data de Falecimento
30/08/2004 
Local de Nascimento
Cornwall-on-Hudson, Nova Iorque, EUA 


Juntando a uma capacidade impar para a mecânica e para a escultura em metal, Indian Larry tornou-se num mito do mundo do design de motos. O seu estilo inconfundivél faz das suas máquinas de influência Old School, as mais singulares criações Bobber que já vi.
A sua obra constitui já uma referência que extravasa a mera construção de motos e afirma-se cada vez mais como uma corrente capaz de gerar opiniões e de fazer escola junto de muitos criadores internacionais.

 
Nascido a 28 de Abril de 1949 em Cornwall-on-Hudson em Nova Iorque, Indian foi sempre um amante da customização de motos. Consta que na sua infância transformou um triciclo da sua irmã Tina, aplicando-lhe um motor de cortador de relva. Contudo, só depois de se ter mudado para a Califórnia e ter começado a trabalhar como assistente do também lendário Preparador de Hot Roads e artista Pop, Ed “Big Daddy” Roth, pode dar asas à sua paixão.

  
Duas das maiores influencias, à esquerda Kenny Howard Von Duth do lado direito Ed "Big Daddy" Roth

Indian Larry dizia-se inspirado pelos motoclubes das décadas de 50 e 60, e foi ai que foi buscar o seu traço Old School patente nas Bobbers que construiu como ninguém. A sua influência ultrapassou a sua vida e muitos são os construtores mais novos que vão buscar à obra de Larry a força necessária para transformar as suas obras em algo de único e poderoso. A sua presença pode ainda notar-se em motos provenientes das mãos de nomes como Billy Lane, da Exile, da Bitter End, Hardcore Chopper, etc.

Russell Mitchell da Exile Cycles com uma das suas obras
  
Indian Larry foi responsável por repopularizar o visual limpo, guiador alto, embriaguem no pé, mudanças suicidas, sem travão dianteiro ou guardalamas, tanque pequeno, escapes abertos, kickstart e as frentes não lançadas, que prevaleceram nos anos 60, antes das frentes longas se tornarem populares, talvez graças talvez a tudo aquilo que tinha aprendido com “Roth Biggy” e pela influência que o artista Kenny Howard (Von Duth) tinha tido na sua infância.


A juventude de Indian Larry foi marcada pela luta contra o álcool e as drogas, tendo ainda sido condenado por um assalto a um banco. Em 1991 decidido a deixar para trás uma vida torbulenta, Larry funda uma oficina de motos em Nova Iorque com o nome de Gasoline Alley. Depressa o seu talento se revela e as suas máquinas marcadamente Old School ganham notoriedade no meio motociclista.


Mas Indian quer mais e não deixa o seu talento ficar por aqui. O seu currículo inclui também a participação em filmes e séries de Televisão como "Biker Build-off Series" apresentada pelo Discovery Channel, e a participação como actor e duplo em em filmes como Rocket's Red Glare, Quiz Show, Muscle Machine, My Mother's Dream e 200 Cigarette. O seu trabalho nos media projectou a sua imagem no meio internacional à dimensão do seu talento como construtor.


Uma das suas grandes criações, a moto "Grease Monkey", foi escolhida pela revista Easyriders como Chopper do Ano. No programa de TV “Biker Build-Off” arrecadou por três vezes a vitória sobre os seus adversários, e que adversários!! Aquando da segunda vitória e tendo pela frente um nome como Billy Lane, Indian Larry declarou que as duas motos se encontravam empatadas e das palavras passou aos actos dividindo o troféu com Lane e com a plateia que foi ao rubro com este gesto de grandeza e humildade.

A sua última criação chamava-se “Chain of Mystery”, uma moto cuja estrutura do quadro é inteiramente feita com correntes soldadas. Indian demonstrou assim um grande conhecimento ao nível dos materiais que utiliza, uma vez que esta nova maravilha foi capaz de manter a estabilidade em andamento a velocidades superiores a 100 Milhas por hora, qualquer coisa como cerca de 160 Km/h.

 
Uma das suas imagens de marca pessoal mais carismática era a célebre tatuagem feita na parte frontal do pescoço com a inscrição;

“In God We Trust/ Vengeance Is Mine/Sayeth the Lord/No Fear.”

Repare-se que as duas linhas do meio estão escritas no sentido inverso, de forma a que Larry as pudesse ler ao ver-se ao espelho
A 28 de Agosto de 2004, Indian Larry, como era já habito, exibia-se nas suas motos, no "Liquid Steel Classic" e "Custom Bike Series", em Concord,  na Carolina do Norte. Uma das suas figuras preferidas era manter-se de pé sobre a moto em pleno andamento, nesse fatídico dia ao repetir esta proeza para o público, a moto balançou e ficou fora de controlo. Larry foi projectado e sofreu graves lesões na cabeça. De imediato transportado para o Centro Médico da Carolina em Charlotte, não viria a recuperar tornando-se cadáver dois dias depois a 30 de Agosto.

 
  
Após a sua morte o Discovery Channel exibiu um episódio em sua memória, "Biker Build-Off - Indian Larry Tribute", no qual foi apresentada uma moto construída, em sua homenagem, pelos seus companheiros de longa data, Paul Cox e Keino, Billy Lane e Kendall Johnson.

Dois livros foram publicados sobre Indian Larry em 2006, incluindo "Indian Larry: Shaman Chopper", por Dave Nichols e Andrea "Bambi" Cambridge, com fotografia de Michael Lichter, assim como "Indian Larry", de Timothy White.

 

A sua autobiografia, "Grease Monkey, The Life and Times of Motorcycle Artist Indian Larry", escrita pouco tempo antes de sua morte, foi publicada em 2007.

  
 

R.I.P.